Mitos e verdades sobre a gastrite


Por filipe
22 de novembro de 2019

Muitas dúvidas envolvem a gastrite, doença que inflama o revestimento do estômago e atrapalha a vida de muita gente com seus típicos sintomas de dores e até náusea e vômitos – seja temporariamente ou durante anos. Reunimos alguns mitos e verdades sobre o tema:

1. Gastrite pode virar câncer

Verdade! Algumas formas de gastrite podem evoluir para câncer gástrico. A gastrite associada à bactéria Helicobacter pylori pode se tornar uma gastrite atrófica que apresenta um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer.

2. Leite resolve a dor causada pela gastrite

Mito. O leite pode aliar temporariamente a sensação de queimação no estômago, no entanto, os laticínios aumentam a acidez gástrica (o estômago produz suco gástrico para digerir o leite, que é rico em proteínas) e isso piora ainda mais a dor. Por esta razão, o consumo de leite e seus derivados é contraindicado durante o tratamento.

3. Mascar chicletes piora a gastrite

Verdade! O ato de mastigar estimula a produção estomacal de ácido clorídrico, o que seria útil na digestão dos alimentos, mas torna-se um problema quando não ingerimos nada. O aumento da quantidade de suco gástrico em um estômago vazio pode resultar na agressão da mucosa que reveste o órgão.

4. Gastrite não tem cura

Mito. A possibilidade de curar certas formas de gastrite está ligada essencialmente a encontrar sua causa e tratá-la. Podemos utilizar antibióticos para erradicar o Helicobacter pylori e outros agentes infecciosos, assim como suspender substâncias que estejam levando à gastrite, como álcool, drogas ilícitas e medicamentos como anti-inflamatórios ou antibióticos. Portanto, a doença tem cura, sim!

5. Quem tem gastrite não pode tomar refrigerante e café

Verdade. A cafeína estimula a secreção de ácido clorídrico e reduz o fluxo sanguíneo para a mucosa e a produção de muco protetor, o que pode levar ao agravamento da gastrite. Já os refrigerantes são bebidas ácidas que podem agredir diretamente a mucosa gástrica levando a uma piora da doença.

6. Estresse causa gastrite

Verdade. O estresse físico ou mental pode aumentar a secreção de suco gástrico e reduzir a proteção da mucosa do estômago.