Hemorroidas: conheça os alimentos proibidos


Por filipe
28 de fevereiro de 2020

Uma alimentação balanceada, sem escassez ou exageros, é responsável pela prevenção de uma série de enfermidades, inclusive pelo aparecimento ou agravamento das hemorroidas.

Assim como uma dieta equilibrada e rica em fibras e água, por exemplo, pode diminuir a incidência das crises existem os “vilões alimentares”, que merecem atenção e, acima de tudo, moderação.

1. Queijos e outros alimentos muito gordurosos

Queijos e outros alimentos gordurosos podem irritar o intestino e a região anal, ainda mais em casos de pacientes com intolerância à lactose.

2. Alimentos industrializados e fast-food

Os alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, como lanches e fast-food, podem desequilibrar a flora intestinal, causando prisão de ventre ou até mesmo episódios de diarreia. A inflamação nas hemorroidas externas também pode piorar, já que todo movimento do intestino é afetado pela má alimentação, estimulando evacuações traumáticas e com dor.

3. Pimentas e outros condimentos

Comidas muito condimentadas irritam a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas. Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

4. Bebidas alcoólicas

Se você recebeu o diagnóstico positivo para hemorroidas, é hora de reconsiderar drinks e outras bebidas alcoólicas que fazem parte da rotina. Isso porque o álcool pode aumentar – e muito – o desconforto de quem convive com a dilatação e inflamação das veias hemorroidais, atrasando o tratamento e a recuperação.

5. Refrigerantes e bebidas açucaradas

A ingestão de líquidos é muito importante como forma de prevenção e tratamento da dilatação das veias da região anal, mas não no caso de bebidas artificiais. Refrigerantes e sucos de caixinha têm muito açúcar, conservantes e outros elementos químicos que podem atrapalhar o trabalho natural do intestino.

6. Café

A bebida que nos mantém ativos e despertos pode atrapalhar as funções do intestino quando ingerida em grandes quantidades. Além disso, o café pode aumentar a desidratação, levando ao ressecamento das fezes armazenadas.