Maio Roxo


Por filipe
15 de maio de 2020

Assim como o outubro rosa (câncer de mama) e o novembro azul (câncer de próstata), o que pouca gente sabe é que existe , também, o maio roxo… campanha que coloca em evidência as chamadas doenças inflamatórias intestinais, grupo onde estão incluídas a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Essas enfermidades são autoimunes, ou seja, são provocadas pelo sistema de defesa do organismo, não são transmissíveis e, apesar de não terem cura, há tratamento para elas.

DOENÇA DE CROHN

Trata-se de uma inflamação que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo – que vai da boca até o ânus. A doença não é contagiosa e acomete adultos de ambos os sexos.

RETOCOLITE ULCERATIVA

Ao contrário da doença de Crohn, esse tipo de doença inflamatória intestinal acomete exclusivamente a mucosa do intestino grosso, mas provoca lesões e sintomas semelhantes à enfermidade. Outra característica que difere a retocolite ulcerativa da doença de Crohn, é que ela pode causar problemas fora do intestino, como dores nas articulações, feridas na pele e, mais raramente, alterações nos olhos e no fígado.

CAUSAS

A Medicina não sabe ao certo o que provoca as duas doenças, entretanto, fatores como uma alimentação desregrada e rica em alimentos industrializados, tabagismo, sedentarismo e fatores genéticos estão ligados ao seu surgimento.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é realizado por meio de colonoscopia e biópsia do intestino. Já o tratamento é feito por meio de medicamentos que modulam a atividade do sistema imunológico, como corticoides, anti-inflamatórios e anticorpos específicos, associado a medidas comportamentais e alimentares.

O CT Diagnóstico apóia esta causa!