Síndrome do Intestino Irritável


Por filipe
25 de outubro de 2019

As paredes dos intestinos, grosso e delgado, são revestidas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido vai passando do estômago em direção ao reto. Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam alguns sintomas característicos da doença, como dor abdominal, gases, flatulência e diarreia. Poder ser, ainda, que aconteça justamente o oposto, com contrações intestinais mais fracas que o normal, o que retarda a passagem de alimentos e leva a fezes mais endurecidas.

SINTOMAS

Dor abdominal ou cólicas;

Inchaço abdominal;

Gases;

Diarreia ou constipação (às vezes alternando crises entre os dois problemas);

Muco nas fezes.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

No caso da síndrome do intestino irritável os sintomas citados estão presentes há pelo menos três meses e sua causa não pode ser justificada por nenhuma alteração em exames endoscópicos ( endoscopia digestiva alta e colonoscopia ), sanguíneos, de imagem (tomografia, ultra-sonografia, etc.). A doença tem caráter psicossomático, com piora em períodos de estresse emocional, o que pode impactar de forma muito negativa a vida do paciente.

Atualmente, existem muitas opções de tratamento, que deve ser individualizado, e além de medicações, a prática de exercícios físicos, adequação da dieta e até mesmo a prática de Psicoterapia ou Yoga são de grande importância para a melhora do quadro.