Uso indiscriminado de laxantes


Por filipe
12 de novembro de 2019

Há quem pense que quando o intestino não está funcionando bem, ou apenas para “desinchar” e melhorar a aparência do corpo, a ingestão de laxantes é uma boa opção. Na verdade, esse tipo de medicamento pode ser prejudicial à saúde se usado de forma indiscriminada e sem prescrição médica.

Quando usados excessivamente, os laxantes podem causar desidratação, comprometimento da mobilidade e da flora intestinal e até mesmo lesões nas paredes do órgão. O uso indiscriminado destes medicamentos também prejudica a absorção de alguns nutrientes e medicamentos (como anticoagulantes, antibióticos e anti-hipertensivos) e pode levar à dependência, pois o organismo acaba se “acostumando” ao uso deles, o que faz com que a dose utilizada seja cada vez maior.

A constipação, ou prisão de ventre, é sempre um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde ou alimentação e procurar ajuda especializada é de fundamental importância para que problemas maiores sejam evitados. Lembre-se de que o uso de qualquer medicação, por mais “inofensiva” que seja, sem prescrição e orientação médica configura automedicação e oferece riscos à saúde!