Verrugas anais


Por filipe
4 de novembro de 2019

Também conhecidos como verrugas anais, os condilomas são pequenas lesões com formato e aparência de verrugas que podem afetar a pele em torno do ânus, podendo surgir também no interior do canal anal.

O condiloma é considerado uma doença sexualmente transmissível e o agente causador da doença é o Papiloma Vírus Humano, conhecido como HPV. Por meio do contato íntimo e direto pode haver transmissão da doença, não sendo necessário haver penetração para o surgimento de lesões no ânus.

Sintomas

O sintoma mais comum é o prurido (coceira), podendo apresentar também sangramento e, mais raramente, dor. O mais provável é que o próprio paciente perceba as verrugas durante a higiene. Entretanto, algumas lesões são muito planas, rasas e não elevadas, podendo passar despercebidas pelo paciente, necessitando da avaliação de um Coloproctologista, como no caso das lesões que surgem dentro do canal anal.

Tratamento

Um pequeno número de verrugas pode ser tratado com sucesso através de aplicação local de medicamentos, já em situações em que são mais numerosas, geralmente é necessária uma intervenção cirúrgica.

É importante enfatizar que lesões causadas pelo HPV, quando não tratadas, podem se espalhar ou crescer e há sempre uma possibilidade de recidiva após o tratamento. Portanto, o acompanhamento periódico com o Coloproctologista se faz necessário depois de realizado o tratamento.Alguns subtipos do vírus que estão direta e claramente relacionados com a ocorrência de câncer na região anal e o sexo seguro com uso de preservativos é a melhor prevenção para este problema.