Dia Internacional do Celíaco


Por filipe
17 de maio de 2020

A doença celíaca é uma doença autoimune, caracterizada pela reação exagerada do sistema imune à ingestão do glúten, proteína presente no glúten, centeio e cevada, que afeta o parelho digestivo, em especial o intestino delgado. A condição pode ser hereditária e afetar muitas pessoas numa mesma família.

Os sintomas mais comuns são diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólica e desconforto abdominal. É muito importante consultar um médico para realizar os exames necessários para o diagnóstico antes de retirar o glúten da dieta, pois sua exclusão precoce pode atrapalhar o diagnóstico e o tratamento.É equivocado pensar que reduzindo a ingestão o paciente ficará livre desses sintomas pois, mesmo em pequenas quantidades, o glúten pode ser muito prejudicial à saúde dessas pessoas.

É importante destacar que, além de evitar os alimentos que contêm glúten, também é preciso ter bastante cuidado com as escolha do que compramos, em casa ou em restaurantes para não haver consumo de glúten por contaminação. Por exemplo: o mesmo liquidificador que bateu um bolo com farinha de trigo não pode ser usado para fazer um suco para o celíaco e o mesmo cuidado deve ser tomado para evitar o contato dos alimentos na geladeira, no forno e na despensa.

Nos dias atuais os celíacos têm ganhado muitas alternativas gostosas e nutritivas, para substituir o glúten da dieta.Procure profissionais especializados no assunto para te ajudar no tratamento e em melhores escolhas alimentares.