Candidíase


Por filipe
7 de janeiro de 2020

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.

SINAIS E SINTOMAS

Ardor, coceira e inchaço na região genital;

Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;

Corrimento esbranquiçado.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DA CANDIDÍASE

Relação sexual sem preservativo;

Roupa íntima apertada e de material sintético;

Ficar muito tempo com roupas de banho molhadas;

Diabetes;

Excesso de peso e obesidade;

Estresse;

Gravidez;

Deficiência imunológica;

Tratamentos como a quimioterapia;

Disbiose intestinal.

PREVENÇÃO

Para afastar a ameaça da candidíase vaginal, a higiene da região deve ser feita com sabonete de pH neutro. Também é importante dar preferência às calcinhas de algodão, não usar protetores íntimo diariamente e evitar roupas muito justas ou molhadas por tempo prolongado.

Manter uma alimentação equilibrada – pobre em alimentos ultraprocessados e açúcares – também ajuda a manter o desconforto afastado, já que o descontrole da flora intestinal (disbiose) contribui para a candidíase de repetição.

Ao surgirem os primeiros sintomas é importante evitar a automedicação e buscar a ajuda especializada de um ginecologista.

Agende uma consulta com um de nossos Ginecologistas: (62) 3933-2750 | 99918-9019.