Doenças Inflamatórias do Intestino


Por filipe
30 de outubro de 2018

Repentinamente os pacientes começam a ter diarreias incontroláveis persistente que dura mais de 2 semana, dores abdominais e a perder peso. Apesar de não serem sintomas específicos, na maioria das vezes, é assim que se manifestam as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), sendo a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn os tipos mais comuns do transtorno.

Acredita-se que estas inflamações crônicas sejam resultado de uma reação exagerada do sistema imunológico à flora intestinal e, como nem sempre os sintomas são claros, é comum que alguns pacientes só sejam diagnosticados tardiamente, o que compromete bastante a vida do paciente, dado que os sintomas apresentados muitas vezes interferem na convivência social.

ENTENDA AS DIFERENÇAS

A Retocolite Ulcerativa é uma patologia que, normalmente, restringe-se ao cólon e à camada mucosa da região, enquanto a doença de Crohn agride todo o trato digestivo, desde a boca até o ânus. Ambas passam por estágios de remissão, quando as crises tornam-se mais raras, e estágios em que as crises são constantes e, por se tratarem de doenças crônicas, não existe cura, apenas controle.

TRATAMENTO

Apesar de as Doenças Inflamatórias Intestinais afetarem de forma negativa a rotina e o bem-estar do paciente, atualmente existem medicações e tratamentos que podem garantir uma vida normal e é preciso que o paciente receba um tratamento individualizado, pois as Doenças Inflamatórias Intestinais não se manifestam da mesma forma para todas as pessoas. O tratamento exige comprometimento, persistência e é necessário que o paciente atente-se aos sinais que o organismo emite, tome a medicação de forma correta, siga a dieta prescrita, seja acompanhado rigorosamente pelo Proctologista e realize exames, como a Colonoscopia, sempre que solicitado.