Hipotireoidismo e intestino


Por filipe
20 de outubro de 2019

Nosso intestino é responsável por uma série de reações, sendo que sua saúde é fundamental para o equilíbrio do nosso corpo. Pesquisas recentes* apontam que o intestino interage com as vias tereoidianas, responsáveis por reações metabólicas importantes para o nosso organismo. Assim, o quadro de disbiose intestinal (leia nosso post sobre o tema) tem sido associado a algumas alterações metabólicas, especialmente por predispor ao aumento da inflamação local, prejudicando o adequado funcionamento do nosso metabolismo. Essa alteração foi observada em um recente estudo clínico, em que constatou-se alteração da microbiota intestinal – por meio de análises de amostras de fezes – em pacientes diagnosticados com hipotireoidismo – doença autoimune atrelada à redução na produção dos hormônios tireoidianos, pelo efeito dos anticorpos produzidos nesta condição.

Além disso, o hipotireoidismo pode ser associado a alterações na motilidade do trato gastrointestinal, uma vez que os hormônios tireoidianos participam de reações motoras que envolvem estes órgãos.

Desta forma, as condutas voltadas para a saúde tireoidiana devem envolver estratégias que visam a saúde intestinal, como o adequado consumo de fibras – especialmente de frutas, verduras, legumes e cereais -, probióticos e boa ingestão de líquidos.

* – VIRILI, C.; CENTANNI, M. Does microbiota composition affect thyroid homeostasis? .