Panelas x Saúde


Por filipe
16 de dezembro de 2019

SAIBA COMO AS PANELAS QUE VOCÊ USA PODEM INFLUENCIAR DIRETAMENTE EM SUA SAÚDE

É na panela que colocamos os alimentos e os cozinhamos, fazendo com que passem por altas temperaturas; essas altas temperaturas fazem com que as substâncias que compõem a panela também interajam com o alimento, as quais podem tanto ser benéficas, como maléficas. Listamos alguns materiais que devem ser evitados quando o assunto é a cozinha:

Panelas de alumínio

Todos nós, querendo ou não, já comemos alimentos preparados nelas e, apesar de serem comuns e de uso geral, as panelas de alumínio liberam o metal nos alimentos. A intoxicação por alumínio está relacionada ao surgimento de várias doenças, entre elas o Alzheimer.

Panelas de cobre

Dependendo do tipo de alimento elas podem soltar cobre e o excesso de sua ingestão pode causar intoxicação, levando a náuseas, dores abdominais e problemas gastrointestinais, além de poder levar a problemas no fígado e rins à longo prazo.

Panelas antiaderentes

As panelas anti-aderentes contêm plásticos em sua composição, os quais são compostos tóxicos e que se soltam facilmente da panela, principalmente quando ela está velha ou se submetidas a altas temperaturas. Deve-se lembrar que panelas riscadas deste tipo já estão liberando as substâncias e ambas foram consideradas danosas à saúde. O melhor é evitá-las!

Panela de aço inox

Assim como as panelas de alumínio e cobre, as panelas de aço inox também podem soltar metais no alimento, dentre eles o níquel.

Panelas de ferro

Ao cozinhar algumas partículas de ferro vão sendo liberadas na comida, servindo como um excelente suplemento natural de ferro que ajuda a prevenir a anemia ferropriva. Porém, é muito comum que este material enferruje com o passar do tempo e as substâncias encontradas ali são EXTREMAMENTE maléficas à saúde. Cuidado!

AS PANELAS IDEAIS

Afinal, quais são os melhores materiais para a fabricação destes utensílios tão importantes?As panelas e acessórios (espátulas, colheres, etc.) devem ser fabricadas em vidro, cerâmica, pedra sabão ou aço cirúrgico, materiais que não liberam substâncias tóxicas ao serem aquecidos ou entrarem em contato com alimentos mais ácidos.