Tipos de gordura


Por filipe
19 de dezembro de 2019

Há tempos sabemos que o excesso de gordura corporal vai muito além do que somente um problema estético, pois, trata-se de um grande fator de risco para a saúde. Por consequência de um estilo de vida inadequado, incluindo a falta de atividade física e alimentação desregrada acontece uma elevação da gordura abdominal.A distribuição da gordura corporal se dá de formas diferentes, podendo se acumular de forma subcutânea ou visceral:

GORDURA SUBCUTÂNEA

É a gordura que fica localizada abaixo da pele e tem aparência de “gordura mole”. Este tipo de gordura é mais comum entre as mulheres, pois o estrogênio (hormônio feminino) favorece o acúmulo de tecido adiposo nos quadris, seios, coxas e nas nádegas.A gordura subcutânea é composta por células menores, que têm mais facilidade de se multiplicar e, embora considerada um tipo de gordura menos prejudicial à saúde, ela é mais difícil de ser eliminada.

GORDURA VISCERAL

Localizada atrás dos músculos e acomodada junto aos órgãos a gordura visceral tem aparência de “gordura dura” e é a responsável pela famosa “barriga de cerveja”, embora esteja presente até mesmo em indivíduos que não consomem álcool de forma exagerada. Esse tipo de gordura é mais frequente nos homens e é composta por células maiores, que se multiplicam pouco, mas são mais ativas e afetam o metabolismo.

GORDURA X SAÚDE

A gordura, especialmente a visceral, afeta negativamente a saúde, pois além de aumentar inflamação nos órgãos ela ainda reduz a quantidade de um hormônio (adiponectina) essencial para a queima de gordura e que acelera o metabolismo.Esse tipo de gordura ainda está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, aumento da insulina e da glicemia, hipertensão e síndrome metabólica.Qualquer excesso de gordura corporal é perigoso, mas a gordura visceral é um fator de risco ainda maior do que a gordura subcutânea. Para combatê-la é necessário abandonar o sedentarismo, hábitos nocivos, como o tabagismo e o consumo exagerado de álcool, bem como adotar uma alimentação equilibrada.

O CT Diagnóstico conta com uma equipe altamente capacitada para cuidar da sua saúde. Conte conosco nesta jornada!