Dia Mundial de Combate à Obesidade


Por filipe
11 de outubro de 2018

Afinal, o que é a Obesidade?

Trata-se de uma doença crônica, ou seja, não existe cura, apenas tratamentos e, dentre os diversos tratamentos existentes, está a Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Ao contrário do que muitos pensam, a Obesidade não é causada apenas pela ingestão exagerada de calorias, ela também está associada a fatores genéticos, psicológicos, hormonais, metabólicos, ambientais e também sociais/culturais.Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que um, em cada cinco adultos, estão obesos e, de 2006 a 2018, o número de jovens obesos dobrou em nosso país.

Comorbidades

Quando falamos de Obesidade o fator alarmante não é apenas o excesso de peso em si, mas as complicações que este quadro traz consigo. Diabetes, doenças cardiovasculares (dislipidemia, AVC, Infarto, etc.), dores articulares, Síndrome Metabólica, doenças do aparelho digestivo (gastrite, refluxo, hérnia de Hiato e outros), apeneia do sono e uma infinidade de doenças estão ligadas à Obesidade, diminuindo a qualidade e a expectativa de vida destes pacientes.

Como saber se estou obeso?

Apesar de outros fatores também serem considerados, o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) é uma das formas utilizadas para se diagnosticar a Obesidade e também o SOBREPESO, quadro também requer muita atenção.

Calculando o seu IMC

IMC = peso (quilos) ÷ altura ÷ altura (metros)

Baixo peso = entre 17 e 18,49Peso normal = entre 18,50 e 24,99Sobrepeso = entre 25 e 29,99Obesidade grau I = entre 30 e 34,99Obesidade grau II = entre 35 e 39,99Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40

Se você percebeu que os quilinhos a mais passaram da conta, não hesite em procurar ajuda especializada o quanto antes! O CT Diagnóstico tem em seu quadro clínico Cirurgiões do Aparelho Digestivo e Nutricionistas especializados no tratamento da Obesidade e sobrepeso.

Agendeu avaliação!